
SÃO PAULO – Cada vez mais a internet está se tornando essencial na vida das pessoas. Elas não precisam mais sair de casa para fazer compras em lojas de roupas, acessórios e supermercados ou para pagar contas e fazer outras transações bancárias, entre tantas outras atividades.
O problema desse mundo virtual tão intenso é a falta de segurança que ele proporciona, como fraudes e roubo de identidade. Para tentar driblar esses crimes na web foi criado o Dia da Internet Segura, que, em 2011, está sendo comemorado nesta terça-feira (8). A iniciativa foi adotada em 65 países, com diversos eventos de conscientização aos usuários da web.
Pensando nisso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou dicas para os internautas adotarem no seu cotidiano e, assim, usar os bancos virtuais de forma mais segura.
Internet banking livre de perigo
A primeira e principal regra é sempre estar atento. Por isso, desconfie quando ocorrerem circunstâncias diferentes das que está acostumado, como solicitação de dados, comandos desconhecidos ou o aparecimento de telas no internet banking que você nunca viu.
Se estiver com dúvida em relação à segurança de algum procedimento no banco virtual, entre em contato com a instituição financeira. Prevenção é a melhor forma de segurança.
Também não acredite nas histórias que são contadas por e-mail ou nas redes sociais. Essas mensagens estranhas recebidas no computador vão induzir o usuário a instalar um programa espião que rouba senhas.
Elas tentam aguçar a curiosidade do internauta, com chamadas como "você está sendo traído", "seu nome está na lista de devedores da Serasa", ou ainda, "confira: fotos picantes". Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo.
Lembre-se: bancos nunca ligam ou enviam mensagens eletrônicas solicitando senhas nem pedem que o cliente digite todos os dados usados para autenticação de uma só vez.
Privado bem longe do público
Outro ponto importante é não fazer transações financeiras em internet de locais públicos, como cybercafés e lanhouses. Isso aumenta a exposição aos golpes, pois você não sabe se o ambiente é seguro nem o que está instalado no computado ou se as operações podem ser monitoradas.
Além disso, mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como os cartões de senhas e tokens.
Cuidados com as compras virtuais!
Outras ações na web que precisam de muita atenção são as compras. Antes de dar o primeiro clique no carrinho virtual, conheça algumas regras para prevenir fraudes e outras dores de cabeça:
Se for efetuar compras com seu cartão pela internet, procure saber antes se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações.
Mantenha o sistema operacional do seu computador e o programa antivírus sempre atualizados e utilize um firewall
Troque periodicamente as suas senhas, principalmente as utilizadas para acessar seu banco na web
Por fim, acompanhe sempre os lançamentos em sua conta-corrente. Dessa forma, você poderá perceber qualquer crédito ou débito irregular – o que pode indicar clonagem do cartão, por exemplo –, e entrar imediatamente em contato com o banco para combater o problema.
Fonte site:http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=27595939. Acesso em 08 de Fevereiro de 2011.
Caríssimo professor Luís Roberto,
ResponderExcluirPassei por aqui para dar uma olhada no seu blog e acabei lendo o texto que fala sobre o dia da Internet segura. Gostei muito das dicas. Sempre as sigo e por isso nunca fui surpreendido por algum internauta mal-intencionado. Quando for possível, dê uma olhada no meu blog, apesar da especificidade dele. Sou militante LGBT e por isso acompanho de perto as notícias e avanços nesta área - www.thonnyhawany.blogspot.com - Passerei por aqui outras vezes para beber do conteúdo intelectual de seu blog.
Ola Thonny! Obrigado pelos comentarios. Seus comentarios foram pertinentes. Gostei de sua visita! Grande abraco!
ResponderExcluir