quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Consumo em mercados emergentes deve impulsionar avanço da economia global

SÃO PAULO – O crescimento da economia mundial nos próximos cinco anos deve ser impulsionado pelos consumidores de mercados emergentes, de acordo com relatório da MasterCard Worldwide. Segundo o documento, entre 2012 e 2016 deve haver uma inversão no consumo global do Ocidente para o Oriente. O relatório aponta que os mercados emergentes devem gerar, para a economia mundial, uma média anual de US$ 1,2 trilhão em consumo, mais de 70% a mais do que os mercados desenvolvidos (cerca de US$ 700 bilhões). Já os mercados em transição - as maiores economias do Leste Europeu - devem somar outros US$ 95 bilhões. Ainda de acordo com o estudo, entre 2008 e 2016, a participação dos mercados desenvolvidos no consumo familiar deverá cair de 77,4% para 58,3%. Na direção oposta, essa participação deverá saltar de 19,5% para 38,7% nos mercados emergentes. Para os mercados em transição, não há previsão de mudança. Consumo de supérfluos Já em relação ao crescimento do consumo de supérfluos, a participação dos mercados desenvolvidos e emergentes será praticamente igual (49% e 47,8%) nos próximos cinco anos, diferente do que acontecia antes. Entre 2000 e 2008, por exemplo, os mercados desenvolvidos chegaram a responder por 88,2% do crescimento mundial do consumo de supérfluos, enquanto os mercados emergentes representaram apenas 9,2%. "É um marco significativo, pois provavelmente será a primeira vez na história que os consumidores de mercados emergentes geram valores na mesma medida que os consumidores de mercados desenvolvidos", disse o assessor econômico mundial da MasterCard Worldwide, Yuwa Hedrick-Wong. Consumo familiar Nos mercados emergentes, o consumo familiar representará aproximadamente 66% do consumo familiar de mercados desenvolvidos em 2016. Em 2008, esse número representava apenas 25%. O número de "consumidores ativos", definidos como pessoas entre 16 e 65 anos, deve continuar crescendo nos próximos anos em mercados emergentes, mas deve se manter estável em mercados desenvolvidos. Com isso, o segmento de jovens consumidores precisará aproveitar as tendências tecnológicas, o engajamento on-line e os canais de marketing. "Os mercados emergentes estão prestes a assumir a liderança nos próximos anos. O consumidor destes mercados deve ditar as regras em relação às inovações tecnológicas. Com isso, eles irão orientar a criação de valor", afirmou Hedrick-Wong. "Quando a dinâmica de demanda muda nos mercados de consumo, as repercussões são profundas para as empresas globais. Isso acontece porque o consumo é a base para a criação de valor em uma economia de mercado", conclui. Estudo De acordo com a MasterCard Worldwide, o relatório Previsão de Gastos do Consumidor e a Criação de Valor na Nova Economia Global se concentra na análise das dinâmicas econômicas, condições de negócios e políticas governamentais regionais e globais. O objetivo da publicação é examinar as implicações econômicas das mudanças do padrão de consumo global para as empresas, destacando a relação entre o consumo e a criação de valor em uma economia de mercado. Fonte site: http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/consumo-em-mercados-emergentes-deve-impulsionar-avan%c3%a7o-da-economia-global?page=0. acesso em 12 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário