sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Empresário brasileiro precisa trabalhar 2,6 mil horas por ano para pagar impostos


SÃO PAULO – O empresário brasileiro precisa trabalhar 2.600 horas por ano para pagar todos os seus impostos. Este resultado é o maior entre os 183 países pesquisados pelo Doing Business 2011, publicado pela IFC (International Finance Corporation) e pelo Banco Mundial nesta quinta-feira (4).

A quantidade de horas dispensadas pelos empresários brasileiros para o pagamento dos impostos é a mesma registrada no estudo anterior, divulgado em setembro do ano passado - resultado bem acima da média global, que ficou em 282 horas. Em média, eles têm de pagar dez taxas ao longo de um ano.

A Bolívia é o segundo país com maior índice de horas por ano para o pagamento de impostos, com 1.080 horas anuais. Em contrapartida, nas Maldivas, que ocupa do primeiro lugar do ranking, o tempo gasto não chega a uma hora, enquanto que nos Emirados Árabes, os empresários precisam trabalhar apenas por 12 horas por ano para acertar as contas com o Governo.

Em média, os empresários da América Latina e Caribe precisam trabalhar 385 horas por ano para pagar todos os impostos. Eles efetuam a cada ano cerca de 33 pagamentos.

América Latina

O estudo identificou que muitos países da América Latina conseguiram reduzir o tempo gasto pelos empresários com os pagamentos das taxas. De acordo com o estudo, a simplificação dos processos de pagamento, economizaram, em média, três dias de trabalho dos empresários, desde 2004.

Entre os países que mais conseguiram o feito no período estão a Colômbia, a República Dominicana, Guatemala, Honduras, México e Peru. Com novos sistemas, esses países conseguiram eliminar 25 tipos de taxas por ano e conseguiram economizar 11 dias, ou 83 horas, de trabalho para o pagamento dos débitos.

Na Colômbia, os empresários gastam por ano 248 horas para pagar 49 taxas por ano. Já na República Dominicana, o tempo gasto ficou em 156 horas e a quantidade de taxas a serem pagas anualmente soma 65. No México, são necessárias 148 horas para quitar 21 taxas anuais.
Fonte site: http://dinheiro.br.msn.com/tributos/artigo.aspx?cp-documentid=26222866. Acesso em 5 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário